O Sindilojas Rio Grande e Região vem a publico manifestar sua posição diante das liminares judiciais provocadas pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Grande, que impedem a abertura do comércio nos Shoppings Centers neste domingo, 29 de junho, feriado municipal.
A atuação do sindicato laboral tem, de forma recorrente, enfraquecido o comércio local, desestimulado o consumo e incentivado o deslocamento de clientes para municípios vizinhos. Em um cenário no qual o setor varejista já enfrenta diversos desafios – como custos elevados, alta carga tributária e a lenta recuperação do poder de compra da população -, decisões como essa contribuem para reduzir ainda mais o movimento comercial, afetando lojistas, trabalhadores e toda a economia regional.
Desde fevereiro, o Sindilojas vem atuando com responsabilidade na tentativa de renovar a Convenção Coletiva de Trabalho. Contudo, as exigências apresentadas pelo sindicato dos empregados impõem condições incompatíveis com a realidade das empresas locais, incluindo reajustes salariais desproporcionais ao crescimento do setor e encargos adicionais que, além de não se justificarem a luz da legislação municipal, acarretariam custos que inviabilizaram a manutenção dos estabelecimentos – ao menos com o atual número de postos de trabalho. A postura do sindicato laboral tem criado obstáculos a construção de um acordo equilibrado e viável para ambas as partes.
Nos dias 25 e 26 de junho, realizamos reuniões com grandes redes varejistas e com as administrações dos shoppings Partage Rio Grande e Praça Rio Grande. Em todas as conversas, ficou evidente o consenso de que o setor patronal esta disposto a negociar – desde que de forma justa, responsável e sem imposições unilaterais.
É inaceitável que, em razão de decisões isoladas e inflexíveis do sindicato dos empregados, o município de Rio Grande esteja perdendo competitividade, movimento comercial e oportunidades de desenvolvimento. O comércio local esta sendo penalizado de forma injusta.
O Sindilojas reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor lojista, a geração de empregos e o desenvolvimento do município. Seguiremos atuando de forma firme e responsável na defesa do setor.