Em resposta à articulação conjunta do Sindilojas Rio Grande e Região, Sindigêneros Rio Grande, Fecomércio-RS e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Ministério dos Transportes anunciou nesta terça-feira (9) a contratação do projeto para a construção da tão aguardada ligação seca entre São José do Norte (SJN) e Rio Grande (RG). A iniciativa, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem previsão de execução a partir do segundo semestre de 2024.
A conquista é fruto de uma mobilização intensa dos sindicatos patronais do comércio. No dia 10 de abril, o presidente do Sindilojas Rio Grande e Região, Luiz Escobar, e o presidente do Sindigêneros Rio Grande, Luís Henrique Vale Castanha, estiveram em Brasília acompanhados de Renata Vizin e Elielson Almeida, da DRI da CNC, e Adriano Bauren, da Fecomércio-RS, para discutir a viabilização do projeto junto ao governo federal.
Atualmente, a travessia entre os municípios é feita por balsas, o que gera dificuldades e interrupções no fluxo de pessoas e mercadorias. A construção da ponte garantirá maior segurança e eficiência no deslocamento, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Com a nova infraestrutura, a expectativa é que o Porto de Rio Grande amplie suas operações para São José do Norte, diversificando e fortalecendo a economia local e beneficiando mais de 27 municípios da região.
